Por que honrar ao Senhor com os nossos bens?

colheita
Deus espera que O honremos com nossos bens: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Pv 3.9). Por meio do profeta Malaquias, o Senhor enfatizou que esperava que seu povo O honrasse, e disse que se não fossem entregar a devida honra nem sequer precisavam ofertar: “Tomara houvesse entre vós quem feche as portas, para que não acendêsseis, debalde, o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos Exércitos, nem aceitarei da vossa mão a oferta” (Ml 1.10).

Diante disso, cabe a pergunta: Por que Deus pediu que o honrássemos com nossos bens? Será que o Senhor necessita de honra? Não, Ele é completo e absoluto em si mesmo e não tem necessidade alguma da nossa honra. Isso me leva a acreditar que a razão pela qual Ele pediu honra tem mais a ver conosco do que com Ele… O ser humano é que precisa dar honra ao Criador. Isso mantém os valores alinhados no coração do homem.

Há várias formas de se dar honra a Deus. Em Marcos 7.6 a Bíblia fala sobre honrar ao Senhor com os lábios, uma clara referência à adoração. Porém, o Pai Celeste pediu especificamente que expressássemos honra com nossos bens e renda. Portanto, se há várias formas de honra, por que o Senhor nos pediria que o honrássemos financeiramente?

Penso que isso vai muito além da contribuição! É uma questão de equilíbrio na vida cristã. Embora o dinheiro em si não seja algo ruim, é inegável que a relação do cristão com Deus e o dinheiro possa ser algo delicado.

Alguns dizem, erroneamente, que o dinheiro é a raiz de todos os males. Mas o que a Palavra de Deus nos ensina é que o problema não é o dinheiro, e sim O AMOR ao dinheiro: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1Tm 6.9,10). Alguém pode não ter dinheiro algum e ter o amor ao dinheiro enquanto alguém pode ter dinheiro sem amá-lo! O problema não é o dinheiro, mas como nos relacionamos com ele e o lugar que ele ocupa em nossas vidas. Por isso, a advertência: “Se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração” (Sl 62.10, NVI). Como declarou Kenneth Hagin: “Não é errado o cristão ter dinheiro. Errado é quando o dinheiro tem o cristão”. Concordo! Contudo, por outro lado, não podemos negar que esse é um assunto delicado e que exige de nós muito cuidado.

A única coisa que nos é apresentada na Bíblia como um claro concorrente ao senhorio de Deus é uma relação errada com as riquezas: “Ninguém pode servir a dois senhores… Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Esse conceito é confirmado em outro texto. Paulo, escrevendo aos colossenses, diz que a avareza é idolatria (Cl 3.5). Ou seja, quem se apega ao que é material está permitindo que um falso deus entre em sua vida. E, além desses dois textos, ainda podemos destacar que, na parábola do semeador, o Senhor Jesus revelou que a fascinação das riquezas tem o poder de sufocar a Palavra de Deus em nós (Mt 13.22). Portanto, uma relação errada com o dinheiro pode atrapalhar nossa relação com o Senhor.

Honrar significa distinguir, fazer distinção. Ao pedir que O honrássemos com nossos bens, Deus estava pedindo mais do que contribuição para Seus projetos na Terra. Ele pediu que fizéssemos distinção entre Ele e as coisas materiais. Ou seja, que sempre O colocássemos acima de qualquer bem ou valor material. Dar a Deus honra sobre qualquer valor financeiro é blindar nosso coração e protegê-lo de cultivar os valores errados. É proteger continuamente o nosso íntimo de seguir a avareza.

Agora vamos avaliar o resultado da honra. O Senhor declarou: “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo” (1Sm 2.30, NVI). Honra atrai honra. E o Senhor disse que se nós O honrássemos com nossos bens Ele nos honraria na mesma área que demos honra a Ele. Isso deixa claro que Deus não quer nosso dinheiro! O Senhor quer nosso coração protegido da fascinação das riquezas e permanentemente cativado por Ele. Por isso, fez a promessa: “E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Pv 3.10). A proposta divina não é uma espécie de barganha. Não é Deus dizendo ao homem: “Se você me der dinheiro primeiro eu lhe dou mais de volta”. Infelizmente, muitos pensam assim. Contudo, creio que nesse texto o Senhor está dizendo: “se você me honrar (fazendo distinção entre minha pessoa e os bens materiais), e eu encontrar em você um coração blindado, protegido da avareza, então Eu poderei te entregar recursos em abundância sabendo que, com isso, não vou perder você!”

O princípio da honra nos leva muito além da contribuição. É um ato contínuo de sujeição do coração a Deus. O dinheiro não pode nunca ser senhor; ele tem que ser tratado como servo! Penso que essa é a figura que encontramos no livro de Atos quando lemos que os cristãos traziam o dinheiro aos pés dos apóstolos. E também creio que essa é a mensagem quando as Escrituras dizem que na Nova Jerusalém as ruas serão de ouro (Ap 21.21). Aquilo pelo qual os homens se matam aqui na Terra servirá somente para ser pisado lá na Glória!

A cada oportunidade de honrar ao Senhor com os bens, seja na hora da contribuição ou simplesmente na hora de exercer a boa mordomia com os recursos que administramos, temos um exercício de sujeição. Assim, mantemos Deus em primeiro lugar e, qualquer possível inclinação do coração à avareza é abortada. Que o Senhor nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Curso de Produção e Organização de Eventos O mercado de eventos nacional é uma realidade com um futuro extremamente promissor e com grande procura de profissionais especializados. Objetivos do curso: Capacitar os participantes a planejar e organizar eventos. Apresentar técnicas de organização de eventos, os tipos de eve...
Curso de Fotografia Profissional Tirar uma boa fotografia é uma combinação de excelentes conhecimentos técnicos e de percepção artística. Este curso foi elaborado para que o aluno, ao final do curso, domine estes dois importantes aspectos da arte fotográfica. Esta é uma profissão que apresenta muitas oportunid...

Mais visto na semana.

Relógio e despertador online

Sim é isso mesmo. Para que não adormeça enquanto está no trabalho a fingir que está a numa labuta imensa deixo-lhe aqui o Online Alarm Clock. É mesmo só isto, não há muito por onde expandir este assunto. Vá até lá, defina a hora a que quer ser avisado que já pode ir para casa e espere sossegado sem medo de ficar a dormir à secretária quando já toda a gente foi embora. Também poderá servir para outros fins. Clique aqui, Boas sonecas!

NOÇÕES DE HEBRAICO

O conhecimento de hebraico não é fundamental para a nossa salvação, visto que ninguém é salvo por conhecer hebraico, mas é muito importante, principalmente se levarmos em conta que as traduções que chegaram até nós, seja em português ou em qualquer outro idioma.

clique aqui, Iniciando o estudo.