Você está gostando de ler Isaías?
Como todo livro profético, temos muita linguagem simbólica, não é mesmo?
Por isso vejo que trechos da Bíblia é um livro preparado para ser lido e entendido por quem realmente busca a Deus. Partes dela fortalece a nossa fé. Outras, provam nossa comunhão. Sem relacionamento com Deus, nossos olhos espirituais ficam fechados e alguns trechos não fazem muito sentido. E foi isso que enfrentaram os judeus, quando não identificaram o Messias, quando Ele nasceu. Hoje temos uma afirmação aparentemente contraditória em Isaías 8:14. Ali diz que Deus seria um abrigo e uma pedra de tropeço para os moradores de Jerusalém. Em 9:6 vemos que o menino que nasceria será chamado "Deus Forte", ou "Deus Poderoso", conforme sua tradução bíblica. Ele seria o "Conselheiro Maravilhoso". Um menino!
Mas ao invés de procurar a Deus, o povo de Israel (e muitas vezes nós também) preferiram consultar os prognósticos de adivinhadores, o que Deus já havia condenado séculos antes. Ou seja, procuramos a "inteligência" desse mundo e não nos achegamos a Deus. Estando longe dEle, como entender o que Ele diz? Como ouvir? Isso nos fala a respeito de quem são nossos líderes espirituais. A quem você tem seguido? No capítulo 9, verso 16, lemos que os líderes guiam as pessoas por caminhos errados. De certa forma, dou graças a Deus porque é assim. Porque, dessa forma, devemos saber que nenhum ser humano deve ser nosso parâmetro de conduta. Somente o Menino, que é o nosso "Pai Eterno", deve ser. Hoje vamos ler também sobre justiça social, assunto tão na moda nos últimos anos. No início do capítulo 10 vemos que Deus se preocupa muito com a situação dos menos favorecidos e que não aprova as regras dos judeus que permitiam ao povo ignorá-los. Isso aí é traduzido como falta de amor ao próximo. Lembra que Deus se preocupava tanto com essas pessoas, que deu algumas recomendações para não colherem todas as espigas, para terem o ano do jubileu?
Esse último soa um tanto estranho para nós, pois a cada 7 anos, as dívidas eram perdoadas e as terras restituídas aos donos originais.
Quero terminar perguntando se temos seguido os líderes que nos fazem achegar para perto de Deus ou os que nos afastam dEle. Seja qual for o caso, saiba que não é prudente você seguir uma pessoa. Mesmo que ela seja correta hoje, um dia (assim como você) pode tropeçar e cair. Portanto, siga o Príncipe da Paz. Desejo a você um excelente dia, seguindo o Menino, que tira de nós o fardo e jugo pesado, para nos dar liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário